Disciplina: A Chave Para A Liberdade

Muitas pessoas sonham, sonham, sonham, mas não passam desse universo. Como diz a famosa música do Paulinho Mocidade: “sonhar não custa nada”, mas realizar sonhos tem um preço que somente as pessoas disciplinadas estão dispostas a pagar. Organização e coragem são predicados essenciais para quem corre atrás dos sonhos, porém nada disso funciona se você não tiver uma boa dose de disciplina para sustentar uma decisão tomada.

Disciplina é a capacidade de identificar as etapas necessárias para a realização de um projeto e segui-las rigorosamente até conquistar o objetivo. Disciplina é como um mapa que nos mostra o passo a passo e diz exatamente o que devemos fazer para encontrar o tesouro. Portanto, ser disciplinado é simplesmente fazer o que é certo, o que está escrito no mapa.

DISCIPLINA

  • É o que faz com que você saia da cama todas as manhãs para fazer o que precisa ser feito.
  • É a forma de se dedicar à ação determinada, ou seja, dedicar-se com disciplina é fazer o que
    precisa ser feito com obediência.
  • O indisciplinado é aquele que desobedece; é aquele que até faz o que precisa ser feito, mas
    não da forma que precisa ser feito.

O que falta para muitas pessoas é a força moral suficiente para seguir as orientações até o fim.

Como fazer para ser DISCIPLINADO:

Antes de começar as dicas de como ser mais disciplinado, é importante esclarecer que não precisamos de mais disciplina em nossa vida, mas precisamos de uma abordagem mais disciplinada na vida.

1. Exercite sua motivação diária:
No momento em que você tem um propósito (questão central) para cada área da sua vida (profissional, amorosa, espiritual, social, etc.) e, esses propósitos estão claros, objetivos e você sabe exatamente como atingi-los (conhece o passo a passo do que e como fazer), conseguirá manter a motivação diária que precisa para QUERER fazer.

2. Conheça as suas expectativas dos resultados que quer atingir:
Para cada propósito que você tem, cria uma determinada expectativa quando vislumbra atingir determinado resultado. Essas expectativas (resultados que deseja atingir) precisam estar muito claras, para que você consiga sempre lembrar delas nos momentos que a motivação diária diminui.
Ex.:
Resultado que quero atingir = emagrecer para me sentir mais bonito e atraente Quando a motivação diminuiu = lembrar da expectativa – pensar em como você seria lindo magro, que roupas estaria usando, o tipo de mulheres que deseja que olhem para você.

3. Por quê e Por quem?
Fazer essas duas perguntas irão lhe ajudar a lembrar das expectativas que criou, dos resultados que quer atingir, e isso pode lhe auxiliar a melhorar sua motivação do momento.

4. Não seja escravo de suas vontades – Reconheça os gatilhos que diminuem sua disciplina:
Todos nós temos gatilhos que matam a nossa disciplina. Ex.: não vou fazer o jantar se sei que ainda tenho algum trabalho para terminar, pois para mim, providenciar o meu jantar e comê-lo, sinaliza o fim de uma jornada.
Você conhece a si mesmo?

5. Mantenha-se focado:
Você está fazendo uma tarefa e, de repente se distrai vendo o Facebook: “como eu fui parar lá”?
Muitas vezes pronunciar em voz alta a palavra “concentre-se” é tudo que precisa para voltar a fazer a tarefa. Descubra seus próprios mantras.

6. Se fosse fácil, todo mundo faria:
Quando estamos empurrando nossos limites, podemos ficar de mau humor e com raiva. Seja gentil com você mesmo, especialmente quando estiver começando a exercitar a disciplina.
Esse é um longo caminho e se você começar se colocando pra baixo, não vai ir muito longe.
O trabalho duro já é duro o suficiente. Não dificulte as coisas.

7. Tenha o “impulso de ação”:
Quando sabe que precisa realizar determinada tarefa mas, no momento em que precisa realizar, você começa a racionalizar sobre a tarefa: Ex. “Mas e se eu deixasse para fazer quando eu tiver aquela outra informação, acho que seria melhor, pois se eu fizer agora posso correr o risco de ter que fazer novamente depois.” Nesse momento é que você precisa utilizar o seu “impulso de ação” – levantar e fazer o que tem que ser feito. Você terá 10 segundos para levantar e fazer, pois caso contrário, sua mente irá assumir o controle e você não fará a atividade. Como já vimos anteriormente, a mente faz de tudo para poupar energia, para manter os hábitos que ela considera que irá gastar menos energia. Lembre-se: Faça a mente trabalhar a seu favor, não contra você!

A disciplina, assim como a organização, é um valor moral. Se você deseja ser organizado, comece valorizando a organização. Se você deseja ser disciplinado, então não procure um curso, aprenda a dar valor á disciplina. Ford dizia que “há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”.

Ser disciplinado é saber o que deve ser feito, e seguir em frente, sem se deixar abater ou permitir que tentações o desviem do caminho.

A disciplina é o maior dom da humanidade. Saber exatamente o que deseja, conhecer todas as etapas necessárias para a realização desse desejo e seguir rigorosamente o mapa da mina é a chave para o sucesso.

A disciplina torna a vida mais fácil e ajuda a tornar os sonhos realidade. Quanto mais você treinar, mais disciplina terá. Com o tempo, você será capaz de fazer qualquer coisa que tiver em mente.