Motivação: Autoridade Sobre Si Próprio

O QUE É MOTIVAÇÃO?

Motivação é um motivo para agir!

Ou seja, é o impulso interno que leva à ação, é o processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar sua meta.

Por isso, os indivíduos motivados permanecem na realização de suas tarefas até atingirem seus objetivos. Assim essas pessoas são mais realizadoras… realizam mais coisas, cumprem mais metas, e, normalmente, acabam sendo mais produtivas.

COMO A MOTIVAÇÃO FUNCIONA?

A motivação acontece quando você acredita que tem autoridade sobre suas próprias ações e sobre o que está ao seu entorno.

Para se motivar sua mente precisa sentir que está no controle.

Quando ela acredita que está no controle, ficamos mais confiantes e superamos contratempos mais rápido.

Por exemplo, quando você está num engarrafamento na estrada, você fica totalmente “vendido” para essa situação, porque não consegue voltar e nem andar para frente. Fica estagnado e, muitas vezes, num sentimento horroroso de impotência.

Então quando você olha para o acostamento e ele está livre e desimpedido, nesse exato momento, começa dar uma vontade louca de prosseguir pelo acostamento.

Isso acontece porque sua mente encontrou uma chance de retomar o controle da situação e fará de tudo para lhe impulsionar a pegar o caminho alternativo.

Transforme a obrigação em uma decisão significativa, e a automotivação, surgirá.

Então fica a dica… Quando você tiver que realizar alguma tarefa de que não gosta, mas é uma obrigação sua fazer, transforme essa “obrigação” em uma decisão significativa, crie um motivo para agir, um motivo que faça realmente sentido para você, algo que você possa ganhar se realizar a tarefa. Tudo na vida tem o lado bom, então foque nesse lado bom e se automotive.

Quando você acredita ter um motivo para agir, conquista autoridade sobre si próprio.

Ter autoridade sobre si próprio é ativar seu lócus de controle interno!

Pessoas c/ lócus de controle interno:

  • Tendem a elogiar ou culpar a si mesmas por sucessos ou fracassos, ao invés de transferir a responsabilidade p/ algum fator externo.
  • Costumam ter mais dinheiro, mais amigos, casamentos mais duradouros e maior sucesso e satisfação profissional.

O lócus de controle interno é uma habilidade adquirida!

E, como qualquer outra habilidade, ela só é desenvolvida se você agir, sair de sua zona de conforto e parta para a ação.

Por isso, se você está naquela condição de esperar a motivação chegar para só então agir….lembre-se: 

Mesmo não sabendo muito bem como agir, aja…faça acontecer e, a motivação que você tanto espera, virá a seu encontro rapidamente.