Para estruturar os desejos, é necessário organizar as ideias para que consiga ter as ações/comportamentos que deseja. Por isso, abaixo segue um passo a passo de como fazer essa estruturação:

  1. Lista do Passado (pendências):

  1. Faça uma lista completa de todos os assuntos, tarefas e atividades pendentes (inacabadas) em cada área de sua vida (pessoal, profissional, saúde, família, etc.), sem tentar colocar em ordem de prioridades, cronograma ou tamanho.

Obs.1: Não esqueça de acrescentar também arrumações físicas e virtuais que precisam ser feitas.

Obs.2: Talvez alguns assuntos que apareceram na técnica anterior (Esvazie sua Mente), podem vir a aparecer nessa lista de pendências também.

  1. Analise cada um dos itens dessa lista e identifique quais atividades / tarefas possuem datas específicas para serem realizadas e/ou entregues. Anote a data limite de entrega da atividade ao lado do item correspondente.

  2. Pegue cada um desses itens que possui data para ser concretizado e faça o detalhamento da atividade, utilizando a técnica 5W2H:

A maioria das pessoas não consegue concretizar suas funções e tarefas porque não conhece verdadeiramente suas atividades, porque não planejam como executá-las da forma mais assertiva possível, economizando tempo, dinheiro, saúde, etc. Ou seja, elas não criam o seu “plano” para a ação.

 

Se você não souber onde está no mapa, não saberá se, ao sair, deve ir para direita ou para esquerda, mesmo que seu objetivo seja claro”. (ALLEN, 2007)

 

No final, é a atenção aos detalhes que faz a diferença. É isso que distingue os vencedores dos perdedores, os homens dos meninos e, muito frequentemente, os vivos dos mortos.” – David Noonan

 

Repare no exemplo acima que o “Como” está mais detalhado que os demais. Quanto mais detalhado estiver, mais fácil ficará de conseguir detectar cada passo necessário para a concretização de seu objetivo, porque você irá distribuir essas pequenas tarefas ao longo dos dias, e, quando menos você esperar, atingiu seu objetivo.

  1. Agora repita esse mesmo procedimento de detalhamento com as atividades que não são tão urgentes, ou seja, que não possui uma data específica e emergencial para a execução.

 

  1. Lista do Presente (atividades fixas):

Faça uma segunda lista composta por todas as atividades e tarefas fixas que você precisa desenvolver em seu dia-a-dia em cada área de sua vida (pessoal, profissional, saúde, família, etc.), que podem ser atividades diárias ou sazonais.

Ex.: Atividades Fixas = Dormir, almoçar, jantar, tomar banho, vestir-se, levar filho para colégio, fazer lição de casa com filho, passear com cachorro, etc.

Um erro muito comum da maioria das pessoas que não conseguem efetivar, cumprir a rotina que criou para ela mesma, é não levar em consideração as atividades fixas. Esquece de destinar um tempo para a realização dessas atividades, as quais são, normalmente, aquelas que não conseguimos fugir ou retirar elas da rotina.

 

  1. Lista do Futuro:

A maneira como enxergamos nosso futuro, influencia a forma como vivemos o presente. Não há nada mais poderoso para influenciar a maneira como você leva sua vida agora do que a sua visão do amanhã.” – SILVA, 2015

 

Faça uma terceira lista composta por todos os projetos futuros que você gostaria de fazer algum dia em cada área da sua vida (vida pessoal, profissional, social, amoroso, familiar, espiritual, saúde, etc.).

 

Depois que construiu sua lista de Projetos Futuros, faça o detalhamento (já explicado anteriormente) dos itens dessa lista.

 

Se você tem uma meta de longo prazo, mas não uma visão clara sobre o passo a passo necessário para alcançá-la, deveria chamá-la de ilusão de longo prazo.” – SILVA, 2015

 

Quando você tem a sensação de que seu desejo é tão grande que parece inalcançável, ele não está próximo da manifestação. Mas quando tem a impressão de que o seu desejo é a próxima etapa lógica, então ele fica à beira da manifestação.” (HICKS, 2007, pág 110)


 


 


 

Pâmella Streb

Psicóloga e Organizadora de Vida