15

Você pode criar uma rotina qualquer, ou criar uma ROTINA ÚTIL!!!

 

O que é uma Rotina Útil?

Rotinas = é um hábito, um costume, uma sequência de atividades ou etapas, um quadro cronológico de atividades.

Rotinas Úteis = é quando eu construo o meu dia a dia de forma consciente, com aquilo que realmente importa para mim, que me realiza e que me faz feliz. Ou seja, com coisas verdadeiramente úteis PARA MIM.

 

Diferença entre montar uma agenda e montar uma rotina útil:

Na agenda = costumamos escrever compromissos com os outros e tarefas atrasadas ou urgentes que não podemos esquecer de jeito nenhum conforme as demandas vão chegando.

A Rotina Útil = é quando planejo estrategicamente honrar meus compromissos com os outros, mas principalmente comigo mesmo, com o mínimo de estresse possível.

- A Rotina Útil abrange todas as áreas da vida

- Rotina Útil é modificar hábitos. E sabemos que hábitos não são tão simples assim de serem modificados, por isso você precisará:

  • primeiramente de coragem para encará-los e desafiá-los,
  • organização no maior número de áreas da vida que conseguir,
  • paciência e constância.
  • escolher 1 hábito por vez

 

10 Erros que fazem sua rotina ser improdutiva:

  1. Não considerar seu Relógio Biológico:

Descubra como seu relógio biológico funciona e coloque atividades que irão demandar mais energia criativa ou grandes análises e complexidades nesses horários de mais disponibilidade energética do corpo.

Obs.: mulheres levar em consideração seu ciclo hormonal – se ainda não se percebeu – faça um diário.

  1. Achar que sua memória dá conta de guardar tudo:

Não abuse da sorte! Confiar em nossa memória e guardar tudo na cabeça é sempre um tiro no pé. Porque causa obesidade cerebral (estresse mental) e porque nossa memória nos prega peças...para realmente conseguirmos memorizar algo precisamos de muita emoção envolvida (ativar nossas emoções na hora de absorver a informação), caso contrário irá conseguir apenas armazenar a informação na memória de curto prazo, esquecendo-se rapidamente.

  1. Transformar a agenda num bloco de anotações:

- Não anote novas demandas direto na agenda – fica bagunçado e mente se desorganiza, anote num bloco de notas (preferencialmente de papel pois mente se organiza e memoriza com facilidade quando escrevemos do que quando digitamos.

- Tenha apenas 1 único bloco (evite ter vários bloquinhos, pois perde a visão de conjunto de todas os lembretes tornando mais difícil conseguir se organizar posteriormente – e revisite esse bloco toda semana, no dia que for montar a sua rotina.

  1. Não organizar seus ambientes físicos e virtuais:

Ambientes desorganizados, desorganizam a mente e as emoções, e cumprir uma rotina fica quase impossível, com isso sua produtividade cai, você começa a sentir-se mal consigo mesmo, e sua autoestima e autoconfiança diminuem – acaba entrando no ciclo vicioso da improdutividade e procrastinação.

  1. Ser multitarefas:

De acordo com um neurocientista americano, Adam Gazzaley, o “trabalho multitarefa” que executamos nem deveria ser chamado assim, pois não temos a habilidade necessária para fazê-lo plenamente. “O nosso cérebro humano não evoluiu tão rápido quanto a sociedade humana (o cérebro humano é sensível a todo tipo de vibração. Nós nos distraímos facilmente. Este é um mecanismo de sobrevivência). E que, ao tentar fazer mais de alguma coisa ao mesmo tempo, somos menos produtivos e ainda temos a chance de desenvolver algum problema de saúde.”

  1. Não conhece verdadeiramente todas as atividades que você faz em cada área da sua vida

Descobre que aquela atividade que achava que tinha 2 etapas e iria demorar X tempo para fazer, tem mais etapas para cumprir e irá ocupar 2X tempo do seu dia. Isso faz acumular tarefas, desorganizar a rotina e aumentar o estresse.

  1. Querer estar sempre produzindo!

Desfocar para focar! Aprenda a relaxar a mente!

O pesquisador (Adam Gazzaley) afirma que há práticas que ajudam o cérebro a “se exercitar” e desenvolver tarefas simultâneas de forma mais satisfatória: “Uma delas é a meditação. Essa técnica ajuda seus praticantes a ficarem extremamente focados, o que ajuda na concentração. Atividades físicas também são benéficas, sejam exercícios aeróbicos ou musculação – nos dois casos, o praticante também precisa de muito foco.” (Fonte: https://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/10/o-trabalho-multitarefa-nao-esta-fazendo-bem-aos-seus-funcionarios-diz-neurocientista.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post)

  1. Não se conhece o suficiente para conseguir prevenir-se de si mesmo:

Autossabotagem – você mesmo se sabota!

Isso acontece porque nossos comportamentos são guiados por pensamentos e emoções e se você não sabe como eles acontecem em você...ou pior, ainda não possui nem consciência do que está pensando e sentindo, não conseguirá controlar seus comportamentos.

  1. Não faz revisões periódicas:

As revisões periódicas servem para mantermos o que já conquistamos!

Então, insira revisões periódicas de suas atividades, metas e sonhos em sua rotina.

  1. Esquece que Você não é um robô!

Terão dias que não conseguirá cumprir sua rotina e está tudo bem! Respeite-se! Você é a coisa mais importante nisso tudo, não são suas atividades, obrigações e nem o tempo passando no relógio. É você! A rotina tem a única função de te ajudar a ser mais feliz realizando tudo aquilo que deseja. Ou seja, ela está ali para te servir e não você servir e ficar escravo dela. CARPE DIEM! Tem que ser prazeroso!

Então não se puna quando não conseguir fazer algo. O Segredo para se manter produtivo e cumprindo sua rotina é a ACEITAÇÃO! Aceitar que tudo nem sempre vai acontecer da forma como você queria e planejou. Aceitar que existirão incêndios que precisarão ser apagados imediatamente e terá que largar tudo que estiver fazendo.

 

LEMBRE-SE!!!

Busque sempre a Produtividade Pessoal e não a Produtividade Social!

A Produtividade Pessoal é algo muito maior do que números, bater metas ou cumprir tarefas em menos tempo. É você realizar coisas que realmente tenham um sentido maior, ou seja, que façam você sentir a vida em você!

Para você...o que é ser produtivo de verdade?

Com o que realmente você gostaria de usar o seu tempo?

O que faz sentido (faz você sentir)?

O que realmente te realiza e te faz feliz?

 

 

Pâmella Streb

Psicóloga e Orientadora Evolutiva