14

O que são profecias autorrealizadoras / efeito pigmaleão / lei de Murphy?

"Se você acha que consegue ou se você acha que não consegue, você está certo." – Henry Ford

Profecia autorrealizável ou profecia autorrealizadora é quando uma pessoa ao acreditar na possibilidade da ocorrência de determinados eventos contribui para que de fato eles ocorram sem perceber sua participação.

Tal fenômeno foi nomeado pelo sociólogo Robert K. Merton (1949). Merton observou que quando se espalha o boato de que um banco está em dificuldades, os correntistas retiram dali valores depositados, fazendo o banco falir. Segundo Merton, a profecia auto-realizável é inicialmente uma definição falsa da situação, porém suscita um novo comportamento, tornando tal concepção verdadeira.

 

Somos atraídos por amantes, cartomantes e qualquer um que tenha uma visão positiva sobre nós. Não apenas por vaidade, mas porque deles recebemos influências firmes, e geralmente positivas.

Sendo assim, é importante ter em mente que nós também ajudamos, da mesma forma e o tempo todo, a moldar os outros a partir da nossa percepção deles.

 

Como elas acontecem?

Exemplo 1: Casal de namorados. Felizes, até que um dia ele encontra uma suposta evidência de que ela possa estar tendo um caso com outro. Ações dela que antes passavam despercebidas agora, sob essa nova dinâmica, parecem golpes e confirmações da suspeita. Ela percebe que algo está errado. O relacionamento entra em crise. Ela se torna mais aberta a conhecer alguém melhor. Algum tempo depois, ela termina com o namorado. Diz que conheceu alguém com quem simplesmente se sente melhor. "Falei que ela estava me traindo! Tá vendo?!"

Exemplo 2: Os pais dizem frequentemente perto do filho que “ele é terrível”, “é igualzinho ao pai”. A profecia estigmatiza um indivíduo em função de um de seus comportamentos e a crença passa a ser de que assim sempre será em todas as situações, o que não é verdade, pois nosso comportamento é diferente para cada vínculo ou situação.

Exemplo 3: Em um experimento feito em 1978, professores foram informados que alguns de seus alunos possivelmente seriam superdotados, de acordo com resultados de testes de QI que haviam feito. Mentira. Os alunos não fizeram nenhum teste e eram normais. Mas as suas notas começaram a melhorar. Apenas por acreditarem que os alunos poderiam ser superdotados, os professores passaram a agir com eles dentro de um outro prisma, esperando o melhor e acreditando nos seus resultados. Por sua vez, isso motivou os alunos.

Exemplo 4: Poder da fé – pessoas que se curam de doenças ditas pelos médicos incuráveis. Ex.: documentário Heal – o poder da mente

 

É isso que podemos chamar de força do pensamento, afinal é ele quem comanda nossas ações.

 

Como posso mudar minha realidade?

As respostas que recebemos dependem das perguntas que fazemos!

A realidade é menos definitiva do que parece. É plástica, moldável e diferente para cada um de nós.

  1. Detecte seus pensamentos: Pensamentos negativos detectam onde estão nossos medos, ou seja, onde nossa mente está nos dominando (porque a essência não possui dúvidas e nem medos). Portanto, os pensamentos negativos servem como uma bússola para encontrarmos o que ainda nos trava na vida. Para consertarmos a máquina não adianta só ter pensamentos positivos e torcer para ela melhorar, é preciso olhar os problemas, ver as peças que estão com defeito, decidir o que vamos fazer, se iremos trocar a peça, ajustar ela, etc. Mas em nenhum momento podemos fingir que esses problemas da máquina não existem, pois nada irá mudar a realidade. Então, ao invés de tentar se livrar de pensamentos negativos, acolham eles, comece a enxergá-los como uma bússola, ao que irá lhe conduzir para a resolução dos problemas. Isso irá fazer o processo ficar mais leve, e ter menos autocobrança e estresse.
  2. Preste atenção no que diz (suas palavras): está aí a PNL para nos comprovar isso. Nossas palavras tem um poder maior do que imaginamos. Às vezes você pensa e acredita numa coisa, mas na prática, a força do hábito te engole, e quando percebe está falando coisas que não estão conectadas com aquilo que você acredita. Mas, por algum motivo, aquilo que você acredita ainda não é forte o bastante para mudar sua forma de falar, e é aí que enxergamos que estamos atraindo para nossa vida aquilo que tem mais energia. E o que tem mais energia...um pensamento isolado em sua cabeça, ou uma palavra que faz todos ao redor escutarem?
  3. Foque no que você realmente deseja: Fale claramente o que você quer, não fique encima do muro “se for melhor para mim que X coisa aconteça”. Nossa essência sempre sabe o que é melhor para nós mesmos. Se existe dúvidas é porque é a mente que está no controle e não sua essência. Se posicione, peça corretamente o que deseja: “Eu quero...”. Enquanto ficamos na dualidade, nossa energia também fica, e atraímos situações e pessoas com essas mesmas condições.
  4. Foque nos seus pontos fortes: Quais são suas habilidades? O que você costuma fazer com grande facilidade? Todos nós temos traços forças, traços fracos e traços faltantes. Temos livre arbítrio para escolher quais queremos lembrar e reforçar em nós diariamente. DICA: faça uma lista de tudo aquilo que você já é e que você quer ser. Ex.: como eu me sentiria sendo amada? Escrever “Eu sou amada!”. Leia em voz alta cada um desses tópicos até você começar a sentir que aquilo pode virar uma verdade em você. (faça preferencialmente essa atividade olhando-se no espelho). Tem que haver emoção, se não a lei da atração não funciona.
  5. Busque experiências diferentes que permitam você provar o contrário para si mesmo: Se coloque em situações em que você consiga exercer seus pontos fortes. Caso, não seja possível no momento se colocar em situações reais, trabalhe com seu imaginário. A mente não sabe o que é real do que não é. A imaginação é a janela da alma, então se imagine nas situações que você deseja, com riqueza de detalhes, como se aquilo que estivesse acontecendo, para que você, seu corpo e sua mente sintam as emoções positivas do momento. Assim conseguirá entrar na mesma vibração daquilo que deseja e, consequentemente, conseguirá atrair as mesmas energias para você.

 

 

Pâmella Streb

Psicóloga – Orientadora Evolutiva