18

A mente processa tudo que ela capta do ambiente. 



Todos os sons, cores, formas, imagens, umidade, claridade, etc., tudo que existe ao nosso redor, a mente capta e começa a processar todas essas informações. Ela processa absolutamente TUDO, ou seja, ela não consegue separar quais informações são importantes e relevantes processar e quais não são. E, fazer todo esse processamento cansa a mente, pois os neurônios são células vivas que possui um metabolismo, e, consequentemente um gasto energético. Quando eles são muitos exigidos, sentimos o cansaço mental e físico.
Curiosidade: De todos os alimentos que ingerimos ao longo do dia, 20% é destinado ás funções cerebrais. Mas esses 20% são utilizados somente quando o cérebro está em repouso. Quando ele está sendo utilizado com mais intensidade, os níveis de energia que ele consome são ainda maiores.
Fica a Dica: Se a mente processa tudo que capta do ambiente, cabe a nós selecionar quais informações são importantes captar e realizar o processamento, ou seja, manter o foco naquilo que deseja, para que não se exija tanto do cérebro, evitando assim o cansaço mental e físico.
 
Reflita quantas informações a mente capta quando olhamos as mídias sociais: são sons, imagens, cores, conteúdos, fotos, etc. tudo de uma só vez e ao mesmo tempo. 
CUIDADO!!! Quando você entra nas redes sociais para espairecer, “relaxar a cabeça”, estará fornecendo ainda mais estímulos e consumindo mais energia de sua mente!
A mente não sabe discernir o que é real do que não é​
Ela não sabe se a informação que está recebendo é em resposta a alguma coisa que está acontecendo ou em resposta de algo que está imaginando. Mas, independentemente de qual dos dois casos é a realidade, ela irá reagir conforme aqueles estímulos que você deu a ela. Por isso, quando você imagina alguma situação, seu corpo responde de acordo com aquilo que vivenciou mentalmente. Sua mente repassa a mensagem para o corpo respirar mais rapidamente, suar, sentir frio, etc. para que ele consiga reagir adequadamente a experiência que “está acontecendo” ou que pode vir a acontecer.

Estimule sua mente á experiências ou “pseudo-experiências” que irão lhe impulsionar para uma condição de mais alegria e produtividade.
Você recebe o que você pensa
Querendo ou não você recebe o que você pensa! Isso ocorre porque os semelhantes se atraem. Consequentemente, não há nada que você não possa ser, fazer ou ter. Isso se chama “Lei da Atração”.

A Lei da Atração explica que quando você tem um pensamento durante ao menos 17 segundos, outro pensamento vai se juntar a ele, e, os dois juntos geram uma combustão que torna seus pensamentos ainda mais poderosos.

Por exemplo, digamos que quando você era criança presenciou diversas vezes brigas e discussões entre seus pais, em que costumava escutar constantemente algumas afirmações como: “Você é igualzinha a sua mãe...”, “Eu nunca faço isso..”, “Já terminou de falar?”, “Você nunca...”, “Você sempre...”. Devido há anos de exposição a esses pensamentos, você se habituou a pensar que a vida de casado não vale a pena, é desgastante sendo uma relação de baixo sucesso. Isso fez com que sempre que pensasse em casamento, seu estado de espírito mudava imediatamente para desapontamento, preocupação ou raiva. Assim fica claro que já criou um hábito mental negativo em relação ao casamento e que, toda vez que pensar nesse assunto, só atrairá pensamentos negativos.
Quando as emoções (boas ou ruins) são fortes, seu desejo passa a ser forte. Quando as emoções são fracas, seu desejo perde a força. Assim, faz parte do processo de Organização Mental, o gerenciamento não só dos pensamentos, como também das emoções, pois um é consequência do outro e eles trabalham juntos. 
 
Preste mais atenção ao que está pensando e também ao que está sentindo, pois isso lhe dará mais sabedoria para tomar decisões mais assertivas em seu dia a dia, e, entre elas, escolhas que possam aumentar e melhorar sua produtividade.