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Sempre tem mil coisas para fazer e tudo parece ser importante e urgente?

Já tentou aplicar várias técnicas que leu na internet sobre como definir prioridades e ainda não conseguiu resolver esse problema?

Chega de ficar pulando de galho em galho tentando encontrar a melhor maneira ou a fórmula mágica para definir prioridades e ser mais produtivo.

Vou te ensinar um passo a passo....algo bem simples, mas que irá resolver essa sua dificuldade.

Então, pegue papel e caneta e fique pronto para seguir a sequência.

Então vamos lá....

  1. ESVAZIE SUA MENTE: A primeira coisa é esvaziar sua mente....Um dos maiores motivos da pessoa não conseguir definir prioridades é porque ela não tem visão de conjunto de tudo que precisa realizar em todas as áreas da vida. Por isso, você precisa colocar seus pensamentos para fora, como se você fosse colocar numa mesa todos os seus pensamentos. Assim conseguirá ter visão de conjunto do todo e será mais fácil decidir o que priorizar.

Anote tudo que estiver passando pela sua cabeça: lembrei que tenho que mandar um e-mail para fulano, tenho que ir ao mercado comprar tal coisa, preciso organizar meu guarda-roupas, preciso terminar de escrever meu artigo, etc.

Vai anotando tudo! Simplesmente lembrou, anotou, sem fazer julgamentos, críticas ou tentar organizar as informações na folha.

Agora que já escreveu tudo e criou sua lista de coisas à fazer, vamos para o segundo passo:

 

  1. IDENTIFIQUE O PERFIL DAS TAREFAS: Cada tarefa possui uma necessidade específica para que seja realizada, por isso existem diversos tipos de tarefas e é necessário aprender a diagnosticar qual o perfil de cada uma delas que tem na sua lista.
  • Tarefas c/ datas específicas: Olhe sua lista e veja quais itens possuem datas específicas para entrega. Anote ao lado de cada um desses itens a data limite para entrega.
  • Tarefas Providenciais: Agora olhe sua lista novamente e veja quais itens não possuem data específica para entregar mas precisam ser feitos na próxima semana ou nos próximos dias (máximo de 7 dias) sem falta pois, caso não seja feito, irá lhe causar algum prejuízo e marque um ** ou faça qualquer outro tipo de destaque.

Essas são as chamadas tarefas providenciais – aquelas que você não pode fechar os olhos e ignorá-las, que é necessário tomar alguma providência.

Ex.: Preciso cozinhar os legumes, se não daqui 2 dias no máximo já estarão estragados. / Preciso lavar roupas porque já estou ficando sem roupas para trabalhar. / Ou ainda, preciso ver esse barulho no motor do carro porque se não daqui a pouco posso ficar a pé.

  • Tarefas Normais: Todas as outras tarefas podem ser consideradas como tarefas normais. Ou seja, são tarefas que são importantes, porém, se não forem realizadas nos próximos dias ou próxima semana não causarão nenhum prejuízo significativo para você ou para outra pessoa.
  1. PLANEJE SUA SEMANA: De nada adianta você esvaziar a mente, analisar as tarefas se não planejar em como executá-las. Agora é necessário você planejar quando, como e onde irá executar cada uma delas. Escolha uma agenda!
  • Insira na agenda primeiramente as tarefas que tem datas específicas para acontecer. Anote a data de entrega e comece a pensar do futuro para o presente: Se eu tenho que entregar isso até dia 25, então até dia 10 preciso estar com essa parte pronta, e, se até dia 10 precisarei estar com essa etapa pronta, então, até dia 05 preciso fazer tal coisa para dar tempo....
  • Agora insira as tarefas providenciais pensando no melhor dia e horário que poderá executar cada tarefa.
  • E, por último, se ainda, sobrar espaço na semana, insira as tarefas as normais.

 

ATENÇÃO!!!

É normal não conseguirmos dar conta de encaixar e resolver todas as tarefas que existem em nossa lista tudo de uma vez. Nem tente fazer isso, pois além de você ficar mega ansioso para dar conta de tudo, ficará mega frustrado porque as chances são mínimas de conseguir.

Então, escolhe as 5 tarefas mais importantes das tarefas com datas especificas e as 5 tarefas mais importantes das tarefas providenciais para colocar na semana.

Na semana seguinte você resgata sua lista, atualiza ela e vai resolvendo e encaixando outras tarefas para próxima semana.

Agora que você já sabe como definir prioridades, comece a colocar em prática toda sua listinha de pendências....aplique o passo a passo, pare de procrastinar e resolva sua vida.

Mas se precisar de ajuda, é só dar um alô que te auxilio!

 

Pâmella Streb

Psicóloga e Organizadora de Vida