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Quando as empresas me procuram, costumam trazer sempre a mesma demanda: Preciso aumentar a produtividade da minha equipe, como faço isso?

A resposta costuma ser simples e direta:

TORNE SEUS COLABORADORES PESSOAS MAIS RESILIENTES!

Uauuu...é só isso? Sim, é só isso!

O único problema é que fazer com que as pessoas se tornem mais resilientes, não costuma ser tão simples e rápido assim.

 

O QUE É SER RESILIENTE?

É quando a pessoa consegue lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

 

Ser resiliente envolve muito fatores, como:

  • Administrar as próprias emoções. Exemplo: quando seu colaborador consegue se manter sereno e calmo mesmo depois de ter sido chamado a atenção pelo seu chefe na frente dos outros colegas. Ele consegue isso porque ele tem facilidade em perceber os reais motivos da “chamada de atenção” e, imediatamente regular a sua forma de pensar para algum pensamento que seja mais sereno e calmo.
  • Controlar os próprios impulsos. Exemplo: quando seu colaborador, mesmo sendo chamado a atenção pelo seu chefe na frente de seus colegas, consegue perceber a sua própria raiva e indignação, mas não partir para a briga com o chefe, retrucando-o ou enfrentando-o na frente dos demais presentes, pois, conseguiu racionalizar a emoção a tal ponto que percebe que se resolver se comportar da maneira como suas emoções lhe sugerem, estará talvez, assinando sua própria carta de demissão e perdendo sua moral já construída até então.
  • Ter otimismo. Exemplo: quando seu colaborador consegue ver, de maneira otimista a chamada de atenção do seu chefe – “ele está me chamando a atenção, mesmo na frente dos outros, porque talvez ele realmente deseja me aprimorar, quer que eu melhore minha performance e resolveu falar no exato momento em que o erro estava acontecendo para que fique mais didático o que ele já havia tentado me explicar anteriormente num outro momento.
  • Conseguir fazer análises assertivas do ambiente. Exemplo: é quando seu colaborador consegue identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presentes no ambiente o que gera mais condições de tomar decisões mais rápidas e assertivas.
  • Consegue ter empatia. Exemplo: é quando seu colaborador consegue compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos) e emitir mensagens que promovam interação e aproximação, conectividade e reciprocidade entre as pessoas.
  • Apresenta autoeficácia. Exemplo: é quando seu colaborador acredita na própria capacidade de organizar e executar as ações para produzir os resultados desejados. Associada à autoconfiança, transforma-se em “combustível” para a proatividade e a solução de problemas.
  • Agrega pessoas. Exemplo: quando seu colaborador busca envolver várias pessoas para participar de algo, ou conquistar determinado resultado em grupo, valorizando a participação de cada um presente na equipe.
  • Possui um sentido de vida. Exemplo: quando seu colaborador não trabalha somente pelo dinheiro que recebe ao final do mês, mas sim, porque ele tem um propósito maior, busca crescer e evoluir como pessoa, busca fazer a diferença por onde passa, busca construir algo melhor para o mundo e para as pessoas que convivem com ele.

 

Quando a empresa possui uma equipe que apresenta um nível de resiliência maior no dia a dia, a produtividade aumenta significativamente, pois as pessoas conseguem motivar a si próprias a buscar resultados melhores e a serem pessoas melhores.

Mas para desenvolver resiliência em seus colaboradores é necessário:

  1. Diagnosticar que habilidades, conhecimentos e atitudes cada cargo necessita ter para desempenhar com sucesso as suas funções.
  2. Diagnosticar que habilidades, conhecimentos e atitudes as pessoas já possuem para ocupar aquele cargo e que não estão subutilizadas, podendo explorar mais cada um de seus potenciais.
  3. Diagnosticar que habilidades, conhecimentos e atitudes as pessoas precisam ainda desenvolver em cada cargo para garantir melhores resultados na execução de suas tarefas.
  4. Procurar profissionais especializados que podem assessorar à sua equipe ao desenvolver as competências que necessitam.

 

Foi pensando nessa dificuldade de muitas empresas que a Organideia se especializou nessa área de atuação.

Temos programas e metodologias específicas para desenvolver competências produtivas individuais e grupais. Desenvolvemos habilidades estratégicas e específicas para aumentar a resiliência das pessoas, tais como:

- Gestão do tempo

- Gestão das próprias atividades

- Gestão dos ambientes físicos e virtuais

- Organização mental

- Diminuição do estresse

- Superação da procrastinação

- Transformação de hábitos improdutivos em produtivos

Entre outros.

 

Pâmella Streb

Psicóloga e Organizadora de Vida